[CBSoft 2021] CFP - SBES Education 2021
SBES 2021: XXXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software
CHAMADA DE TRABALHOS - TRILHA DE EDUCAÇÃO
O Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) é o principal evento de Engenharia de Software da América Latina. O SBES é realizado em conjunto com a CBSoft - Conferência Brasileira de Software: Teoria e Prática, que tradicionalmente reúne aproximadamente 600 participantes, incluindo acadêmicos, profissionais e estudantes.
A TRILHA DE EDUCAÇÃO
A trilha de Educação do SBES, antigo FEES (Fórum de Educação em Engenharia de Software), foca na discussão de desafios, boas práticas e inovações no ensino de Engenharia de Software.
Com o isolamento social devido ao Covid-19, o ensino no mundo foi transferido para o modelo remoto emergencial. Vários desafios foram enfrentados para adaptação do ensino presencial a este novo modelo, buscando sempre manter a qualidade esperada. Iniciativas positivas foram praticadas e podem ser compartilhadas, pois ainda vivemos este momento ímpar em nossa sociedade.
Neste sentido, encorajamos a comunidade de Engenharia de Software a submeter à Trilha de Educação do SBES suas experiências com o ensino de Engenharia de Software (e subáreas), promovendo discussão e possíveis colaborações, tão importante neste momento.
A Trilha de Educação em Engenharia de Software busca submissões de qualidade que tratem de assuntos relacionados ao desenvolvimento de currículos, relatos de experiência institucionais ou pessoais, estudos experimentais, melhores práticas, e trabalhos teóricos ou conceituais, no escopo de ensino/aprendizagem em Engenharia de Software. Os artigos nesta trilha são revisados com base em sua originalidade, relevância, solidez técnica e clareza na apresentação.
A trilha de Educação do SBES convida os pesquisadores e educadores da área a submeterem artigos nas categorias abaixo:
Artigos de Pesquisa - Dentro do contexto dos tópicos de interesse para esta chamada de artigos, os trabalhos desta categoria devem seguir padrões rigorosos, descrevendo questões de pesquisa, hipóteses, métodos, resultados e limitações, como é típico e esperado de estudos de pesquisa. Portanto, são esperados artigos tais como experimentos controlados, surveys, estudos qualitativos, estudos de caso.
Relatos de Experiência - Os artigos devem descrever o uso de uma intervenção, curso ou experiência de ensino em Engenharia de Software, detalhando as bases teóricas da abordagem, o contexto de uso e fornecer uma reflexão rica sobre o que funcionou ou não funcionou e por quê. É fundamental que os artigos desta categoria tragam detalhes suficientes para permitir que a abordagem apresentada seja replicada por outros docentes.
DATAS IMPORTANTES
Registro do artigo (submissão de resumos): 24 de Maio de 2021
Submissão do artigo: 31 de Maio de 2021
Período de rebuttal: 28 de Junho a 04 de Julho de 2021
Notificação de aceitação: 12 de Julho de 2021
Envio da versão final: 19 de Julho de 2021
TÓPICOS DE INTERESSE
Convidamos submissões sobre o ensino da Engenharia de Software em diversos cenários (por exemplo, sala de aula, curso de capacitação complementar, ensino universitário, ensino técnico), incluindo, mas não se limitando, aos tópicos listados a seguir:
- Ensino de Engenharia de Software de modo Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19;
- Ensino de Engenharia de Software através de metodologias de aprendizagem ativa: Problem-based Learning, Project-based Learning, Challenge-based Learning, Flipped Classroom, dentre outras;
- Boas práticas e práticas inovadoras para o ensino de Engenharia de Software;
- Currículo ou projetos de curso inovadores;
- Ensino de Engenharia de Software no contexto dos diferentes cursos de graduação e de pós-graduação;
- Ensino de métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de software;
- Ensino de Engenharia de Software em ambientes informais, tais como hackathons e stack overflow;
- Ambientes educacionais emergentes para Engenharia de Software, tais como aprendizado online;
- Experiências de ensino/aprendizado utilizando abordagens em novos cenários práticos da Engenharia de Software, tais como: métodos ágeis, código aberto, desenvolvimento distribuído de software, computação em nuvem, big data, dispositivos móveis, sistemas embarcados, robótica e outros;
- Ferramentas e métodos para avaliação do aprendizado de Engenharia de Software;
- Ensino/aprendizado de aspectos humanos, políticos, éticos, legais, profissionais e sociais na Engenharia de Software;
- Integração de experiências práticas no ensino da Engenharia de Software;
- Integração entre pesquisa e ensino de Engenharia de Software;
- Interdisciplinaridade em Engenharia de Software;
- Métodos inovadores que promovem o estudo e estimulam o aprendizado de professores, mantendo-os atualizados para o ensino de Engenharia de Software;
- Ensino em Engenharia de Software que estimula o empreendedorismo, especialmente a criação de startups;
- Pesquisas sobre igualdade, diversidade e inclusão no ensino de Engenharia de Software;
- Código aberto no ensino de Engenharia de Software;
- Ensino/aprendizagem de tópicos emergentes em Engenharia de Software.
Prêmio de Melhor Artigo
O Comitê Diretivo do SBES irá nomear um comitê para premiar os melhores trabalhos do simpósio. O trabalho premiado da Trilha de Educação será anunciado durante o evento e será convidado a submeter uma versão estendida em inglês ao JSERD.
Prêmio de Melhor Revisor
O SBES 2021 reconhece a generosidade dos revisores que dedicam seu tempo e melhor esforço para revisar os trabalhos submetidos. O progresso do crescimento científico depende de colegas dedicados, que visam promover o desenvolvimento da tecnologia, oferecendo sua atenção e paixão ao revisar os artigos. Um certificado de Melhor Revisor será concedido aos revisores que enviarem revisões de qualidade excelentes ao SBES. A avaliação será baseada na qualidade e utilidade das revisões, assim como participação durante a discussão do Comitê de Programa.
PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DO MANUSCRITO
Os trabalhos podem ser escritos em Português ou Inglês. A submissão em inglês é fortemente encorajada. Título e resumo de todos os artigos devem estar em inglês, mesmo se escritos em português. Os artigos submetidos não devem ter sido submetidos simultaneamente a nenhum outro fórum (conferência ou revista), nem devem ter sido publicados em outro lugar. Pelo menos um autor de cada trabalho aceito deve se inscrever para a conferência e apresentar o trabalho pessoalmente durante o evento. Caso contrário, o trabalho não será incluído nos anais.
Os artigos devem ter no máximo 10 páginas, incluindo todas as figuras e referências. Todas as submissões devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e devem estar de acordo com o modelo ACM de 2 colunas (ACM_SigConf) disponível neste link. Usuários de LaTeX devem utilizar a classe acmart.cls fornecida no modelo, com o formato de conferência habilitado no preâmbulo do documento:
\documentclass[sigconf]{acmart}
Além disso, deve ser utilizado o estilo de bibliografia ACM-Reference-Format.bst, também fornecido no modelo:
\bibliographystyle{ACM-Reference-Format}
Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS. A submissão é double-blind, conforme descrição a seguir. Todos os trabalhos submetidos devem informar **após o título ** a língua em que estão escritos. As submissões que não estiverem em conformidade com o formato de envio exigido ou que estejam fora do escopo da Trilha de Educação serão rejeitadas sem revisão. Todos os outros artigos serão revisados por pelo menos três membros do Comitê do Programa.
O processo de revisão inclui um período de rebuttal em que os autores terão acesso aos comentários dos revisores e poderão argumentar e responder a perguntas dos revisores antes da decisão final de aceitação / rejeição. O rebuttal é limitado a um texto simples de até 4.000 caracteres (incluindo espaços).
SUBMISSÃO Double-Blind
A Trilha de Educação do SBES 2021 adotará um processo de revisão double-blind. Todos os trabalhos submetidos devem ocultar a identidade dos autores. Tanto os nomes de autores quanto as afiliações devem ser omitidos.
Além disso, as seguintes regras devem ser abordadas:
As citações a trabalho relacionado dos próprios autores devem ser escritas em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever "o trabalho anterior de Silva et al." em oposição ao "nosso trabalho anterior". Como uma heurística, deve-se procurar por ocorrências de identificadores tais como: "nós", "nosso", "github", "financiamento", "Universidade", etc., no artigo e modificar essas palavras antes de submetê-lo.
No artigo submetido, não se deve mencionar nenhum artefato em um repositório ou site que permita identificar a autoria. Se for necessário disponibilizar qualquer artefato, isso deve ser feito de forma anônima em um repositório/website.
Os revisores não serão encorajados a procurar referências que identifiquem os autores em outras fontes na Internet. Buscas em bibliotecas digitais ou artefatos existentes não invalidam a regra de double-blind.
Se o trabalho submetido for uma evolução de trabalho anterior, é possível anonimizar a referência no artigo submetido. Por exemplo, "o trabalho anterior de Silva et al." pode ser adaptado para "baseado no trabalho anterior [X]" e a referência no final do artigo pode ser apresentada como "[X] autores anônimos devido a revisão double-blind".
Após a aceitação do artigo, todas as informações (sem anonimização) poderão ser incluídas na versão final.
Em caso de dúvida sobre a preparação do trabalho seguindo as regras de submissão double-blind, pode-se entrar em contato com os Coordenadores do Comitê de Programa da Trilha de Educação.
Organização
Coordenadores de Comitê de Programa - Trilha da Educação
Kiev Santos da Gama (UFPE, Brasil)
Simone do Rocio Senger de Souza (ICMC/USP, Brasil)
Comitê de Programa
Afonso Sales (PUCRS)
Alessandra Dutra (PUCRS)
Ana Paula Bacelo (PUCRS)
Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ)
Anderson Belgamo (IFSP Piracicaba)
Andreia Malucelli (PUCPR)
Anna Beatriz Marques (UFC)
Awdren Fontão (UFMS)
Bruno da Silva (California Polytechnic State University)
Bruno Gadelha (UFAM)
Carla Bezerra (UFC)
Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC)
Christina von Flach (UFBA)
Claudia Werner (COPPE / UFRJ)
Crescencio Lima (IFBA)
Davi Viana (UFMA)
Diogo Mendonça (CEFET-RJ)
Edna Canedo (UNB)
Edson OliveiraJr (UEM)
Eduardo Figueiredo (UFMG)
Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)
Emanuel Coutinho (UFC)
Fabiano Ferrari (UFSCar)
Flavio Horita (UFABC )
Francisco Dantas (UFRN)
Giani Petri (UFSM)
Gleison Santos (UNIRIO)
Heitor Costa (UFLA)
Igor Steinmacher (Northern Arizona University, USA)
Igor Wiese (UTFPR)
Ismayle Sousa Santos (UFC)
Itana Maria de Souza Gimenes (UEM)
Ivan Machado (UFBA)
José Maldonado (ICMC-USP)
Julio Leite (PUC-Rio)
Luciana Zaina (UFSCAR)
Luis Rivero (UFMA)
Marcelo Yamaguti (PUCRS)
Maria Augusta Vieira Nelson (PUC-Minas)
Maurício Souza (UFLA)
Monalessa Perini Barcellos (UFES)
Paulo Sergio Lopes de Souza (ICMC-USP)
Paulo Meirelles (UFSP)
Paulo Queiroz (UFERSA)
Paulo Sérgio Santos (UFRJ)
Rafael Capilla (Universidad Rey Juan Carlos - Madri, Espanha)
Rafael de Mello (CEFET-RJ)
Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA)
Roberto Bittencourt (UEFS)
Roberto Oliveira (UEG)
Rodrigo Reis (UFPA)
Rodrigo Santos (UNIRIO)
Rossana Andrade (UFC)
Sabrina Marczak (PUCRS)
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (UFPA)
Sheila Reinehr (PUCPR)
Silvana Melo (UFGD)
Simone Santos (UFPE)
Tayana Conte (UFAM)
Thelma Colanzi (UEM)
Troy Kohwalter (UFF)
Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG)
Valter Camargo (UFSCar)
Vânia Neves (UFF)
Waldemar Pires Ferreira Neto (UNICAP)
Windson Viana (UFC)
cees-l mailing list
cees-l@sbc.org.br
http://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/cees-l
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