SBES 2021 - Tools Track (Trilha de Ferramentas): Deadline prorrogado


Olá pessoal,

Para dar tempo para todos finalizarem os seus artigos a serem submetidos para a trilha de ferramentas do SBES 2021, o deadline foi prorrogado. Confiram as novas datas na chamada abaixo e no site do evento.

Contamos com a contribuição de vocês!

Atenciosamente
Ingrid e Rohit
Coordenadores do SBES 2021 - Tools Track

===============

SBES Trilha de Ferramentas - CBSoft 2021

21 de setembro a 1o de outubro de 2021

http://cbsoft2021.joinville.udesc.br/ 


*** Chamada de Trabalhos ***


A Trilha de Ferramentas é uma parte importante do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). O objetivo desta trilha é fornecer um fórum para apresentação e demonstração de ferramentas que visam dar suporte a qualquer aspecto relacionado com a engenharia de software. A trilha é composta por apresentações teóricas e demonstrações de ferramentas, favorecendo a discussão entre os autores das ferramentas e os participantes do SBES, tanto da academia quanto da indústria. Pesquisadores podem apresentar resultados de seus projetos de pesquisa aplicados, enquato profissionais do setor são encorajados a apresentar ferramentas comerciais ou internas que trouxeram ganhos de produtividade e/ou qualidade a processos de desenvolvimento de software.

 

Os anais da Trilha de Ferramentas serão publicados na biblioteca digital da ACM.

 

 

*** DATAS IMPORTANTES ***


- Registro de artigo (submissão de resumo): até 31 de Maio de 2021

- Submissão de artigo e vídeo: até 4 de Junho de 2021 

- Notificação da aceitação final: 9 de julho de 2021

- Prazo para entrega da versão final: até 26 de julho de 2021


*** PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE MANUSCRITO ***


Convidamos os autores a enviarem artigos descrevendo suporte ferramental para diversos aspectos e necessidades relacionados aos tópicos de interesse e temas listados na Chamada de Trabalhos do SBES, incluindo ferramentas que: 


- Ajudem nas atividades do processo de desenvolvimento do software (especificação, design e implementação, validação e verificação, e evolução);

- Suportem atividades do processo de desenvolvimento de software (gestão de projetos e gerência de configuração);

- Ajudem na pesquisa em Engenharia de Software (por exemplo, ajudar na condução de estudos empíricos ou revisões sistemáticas da literatura).

 

Cada submissão consiste em um artigo acompanhado por um vídeo de demonstração da ferramenta. A submissão de trabalhos deve estar em conformidade com as seguintes instruções de envio e formatação:

 

1. O artigo deve ser original e não estar submetido ou publicado em outros veículos acadêmicos.


2. O artigo deve incluir claramente:


a) Descrição da motivação/problema abordado pela ferramenta;

b) Descrição das principais funcionalidades e usuários potenciais da ferramenta;

c) Exemplo de uso e capturas de tela ilustrando a interface da ferramenta (quando aplicável);

d) Descrição da arquitetura da ferramenta, seus componentes principais e suas interfaces;

e) Uma breve comparação com ferramentas relacionadas existentes; e

f) Tipo de licença de software.


3. Os artigos devem ter no máximo 6 páginas, incluindo figuras (em boa qualidade), referências e apêndices, e formatados de acordo com o formato de 2 colunas para artigos de conferência da ACM (ACM_SigConf) disponível em http://www.acm.org/publications/proceedings-template. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, mas os trabalhos em português também devem incluir um resumo em inglês. Os artigos devem ser enviados em Adobe Portable Document Format (PDF).


4. Um link para um vídeo de demonstração com comentários em áudio e com alta resolução (os detalhes da funcionalidade da ferramenta devem estar claramente visíveis) DEVE constar no final do resumo do artigo. O vídeo de demonstração (com duração de três a cinco minutos) deve estar disponível em algum local público como o Youtube. Ele deve mostrar o uso da ferramenta e destacar suas principais contribuições. O vídeo deve também fornecer uma visão geral da ferramenta, seus objetivos e usuários em potencial, além das principais características e resultados.


Deve haver um locutor apresentando a ferramenta no mesmo idioma em que o artigo está escrito.


5. Os autores são incentivados a disponibilizar o código como código aberto ("open source"), bem como o conjunto de dados para a sua execução, além de informar a URL durante a  submissão.


6. A Trilha de Ferramentas usará o modelo de revisão cega ("single-blind") e, portanto, as identidades dos autores devem aparecer nos materiais de envio.


Os artigos devem ser submetidos eletronicamente por meio  do JEMS (https://submissoes.sbc.org.br). 


Submissões que não incluam um artigo e um vídeo de demonstração, que não estejam em conformidade com o formato de envio necessário, que estejam fora do escopo da trilha ou que tenham sido submetidos ou publicados em qualquer outro fórum (conferência ou revista), serão rejeitadas sem revisão. Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa.


Durante o processo de revisão, podemos solicitar uma refutação ("rebuttal"); nesse caso, os autores terão acesso às revisões e poderão argumentar e responder a perguntas dos revisores antes da decisão final de aceitação/rejeição. O texto de refutação, sem formatação, deve conter até 4.000 caracteres.



*** INFORMAÇÕES GERAIS ***

 

A aceitação da submissão implica em pelo menos um autor se inscrever e participar do SBES 2021 para apresentar o artigo e a ferramenta. A apresentação do artigo e a demonstração da ferramenta são obrigatórias para todas as ferramentas aceitas. Demonstrações de ferramentas devem ser ao vivo e os vídeos de demonstração enviados NÃO devem ser usados. O formato e o horário das apresentações serão anunciados posteriormente.



*** PREMIAÇÃO DE MELHOR FERRAMENTA ***


Os trabalhos premiados da Trilha de Ferramentas serão anunciados durante o evento. As três ferramentas com as melhores pontuações do Comitê do Programa serão premiadas.


*** COORDENAÇÃO DO COMITÊ DE PROGRAMA  ***

 

Ingrid Nunes (UFRGS)

Rohit Gheyi (UFCG) 



--
Dr. Ingrid Nunes
Associate Professor
 
A Systematic Literature Review and Taxonomy of Modern Code Review. Journal of Systems and Software. http://bit.ly/JSS-MCR-2021
Tigris: A DSL and framework for monitoring software systems at runtime. Journal of Systems and Software. http://bit.ly/JSS-Tigris-2021
 
Prosoft Research Group - Instituto de Informática
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Porto Alegre - Brazil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ética em Pesquisa em Pauta: Quando a Extensão Alcança a Pesquisa

Mestrado Profissional em Informática da UTFPR-Cornélio Procópio

Google Illuminate gera bons episódios de podcast? (fio de Shriram Krishnamurthi)