26ª Conferência Ibero-Americana de Engenharia de Software (CIbSE 2023)
CHAMADA DE TRABALHOS
26ª Conferência Ibero-Americana de Engenharia de Software (CIbSE 2023)
Montevidéu, Uruguai, 24-28 de abril de 2023
https://conf.researchr.org/home/cibse-2023
DATAS IMPORTANTES
Trilha Principal
Submissão do resumo: 8 de janeiro de 2023
Submissão do artigo: 16 de janeiro de 2023
Notificação: 6 de março de 2023
Versão final: 17 de março de 2023
Simpósio Doutoral e Journal First
Submissão do artigo: 6 de fevereiro de 2023
Notificação: 13 de março de 2023
Versão final: 24 de março de 2023
O CIbSE é o principal fórum de pesquisa em Engenharia de Software (SE) na Ibero-América. Seu principal objetivo é promover pesquisa científica de alta qualidade nos países ibero-americanos e, assim, apoiar os pesquisadores dessa comunidade na publicação e discussão de seus trabalhos. Além disso, a conferência promove a colaboração e sinergia entre pesquisadores, estudantes e membros da indústria de software.
O CIbSE 2023 será realizado em Montevidéu, Uruguai e incluirá palestras ministradas por pesquisadores renomados da comunidade de Engenharia de Software e será realizado em conjunto com três eventos satélite: o Simpósio Doutoral, a 6ª edição da Escola Ibero-Americana Avançada em Engenharia de Software (EIbAIS) e as Palestras da Indústria. O Simpósio Doutoral visa apresentar e discutir trabalhos em andamento em teses de doutorado relacionadas a Engenharia de Software. A EIbAIS combina palestras e tutoriais sobre tendências atuais em Engenharia de Software, ministrados por palestrantes de reconhecida competência. As Palestras da Indústria visam aproximar pesquisadores e profissionais da comunidade local para discutir tópicos do estado da prática em Engenharia de Software.
TÓPICOS DE INTERESSE
Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:
Aplicação da inteligência artificial à engenharia de software
Práticas contínuas de engenharia de software (por exemplo, desenvolvimento ágil e DevOps)
Engenharia de software experimental
Métodos formais aplicados à engenharia de software
Aspectos humanos e sociais da engenharia de software
Mineração de repositórios de software e análise de software
Engenharia de software orientada a modelos
Engenharia de requisitos
Engenharia de software baseada em busca
Arquitetura de software
Confiabilidade de software
Economia de software
Ecossistemas de software e sistemas de sistemas
Educação e treinamento em engenharia de software
Engenharia de software para domínios de aplicação emergentes (por exemplo, inteligência artificial, grandes dados, blockchain, cloud computing, sistemas ciberfísicos, IoT, e computação quântica)
Engenharia de software na indústria
Manutenção e evolução de software
Métricas e medição de software
Processo de software
Linhas de produtos de software
Qualidade de software e modelos de qualidade
Reutilização de software
Teste de software
Gestão de dívida técnica
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO
Convidamos os autores a submeter trabalhos de pesquisa de alta qualidade descrevendo resultados significativos, originais e não publicados anteriormente sobre Engenharia de Software, em qualquer um dos idiomas oficiais do CIbSE: inglês, espanhol e português.
As seguintes categorias de artigos são bem-vindas:
Trabalhos técnicos (não excedendo 15 páginas): trabalhos descrevendo pesquisas inovadoras nos tópicos da conferência. Os artigos desta categoria devem descrever uma nova contribuição e devem justificar a originalidade da contribuição apoiando-se em citações à literatura relevante.
Os trabalhos técnicos serão avaliados com base em sua originalidade, solidez, relevância, importância da contribuição, robustez da validação, qualidade da apresentação e comparação apropriada com trabalhos relacionados. Caso uma submissão se baseie em trabalhos anteriores dos autores, a nova contribuição deve ser descrita claramente em relação aos trabalhos anteriores. Trabalhos técnicos precisam mostrar claramente como os resultados foram validados.
Ideias emergentes (não excedendo 8 páginas): artigos descrevendo novas abordagens, não convencionais, sobre os tópicos de interesse da conferência. Destinam-se a descrever ideias claras e bem definidas de pesquisa e que se encontram em um estágio inicial da investigação.
Os trabalhos de ideias emergentes serão avaliados principalmente em seu nível de originalidade e potencial de impacto no que diz respeito à promoção do pensamento inovador. Portanto, as lacunas existentes no estado da arte e a pertinência, corretude e impacto da ideia devem ser descritas com clareza. Embora a ideia descrita não precise ser totalmente validada, espera-se uma apresentação de resultados preliminares que forneçam uma visão inicial sobre a viabilidade e o impacto da ideia.
Qualquer artigo que não esteja no escopo da conferência, que não siga as diretrizes de formatação ou que tenha sido submetido ou publicado em qualquer outro fórum (conferência ou periódico) será rejeitado sem revisão. Todas as outras submissões serão revisadas por pelo menos três membros do Comitê de Programa.
Entre os artigos técnicos apresentados na conferência, será selecionado um conjunto dos melhores artigos para publicação numa revista indexada na WoS. Além disso, o melhor trabalho receberá um certificado de distinção.
SUBMISSÃO
Todos os artigos devem ser submetidos no formato PDF através do sistema EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=cibse2023). As submissões devem ser formatadas de acordo com o estilo para artigos de conferência da Sociedade Brasileira de Computação (https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos).
Os artigos aceitos serão incluídos nos anais disponibilizados online pela Digital Open Library da Sociedade Brasileira de Computação - SOL (https://sol.sbc.org.br/index.php/anais) e Curran Associates (http://www.proceedings.com/) e serão, posteriormente, indexados pela DBLP e Scopus.
Pelo menos um autor de cada artigo aceito deve se registrar até o prazo de submissão da versão final. Cada inscrição corresponde a apenas um artigo aceito. Pelo menos um dos autores de cada artigo aceito deve participar do CIbSE 2023 e apresentar o trabalho, caso contrário o artigo será excluído dos anais. Se um autor tiver mais de um artigo aceito, é possível pagar 50% do valor da inscrição no segundo e nos demais artigos em coautoria.
JOURNAL FIRST
Autores de artigos sobre os tópicos de interesse da conferência e aceitos em periódicos com JCR no primeiro ou segundo quartis são convidados a apresentar seu trabalho no CIbSE. É uma excelente oportunidade para os autores discutirem seus trabalhos com a comunidade, bem como enriquecer o programa técnico do CIbSE. Apresentações de artigos journal first serão incluídas na trilha principal do CIbSE 2023.
O principal critério de avaliação para selecionar os artigos é a descrição de resultados originais que não sejam extensões de trabalhos publicados anteriormente em conferências. Além disso, o artigo deve ter sido aceito para publicação no periódico não antes de 1º de janeiro de 2022 e não deve ter sido apresentado em nenhuma outra conferência como uma contribuição journal-first.
Pelo menos um autor por artigo deve se inscrever e participar da conferência para apresentar o trabalho.
Os autores interessados devem submeter suas propostas em formato PDF através do EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=cibse2023). As seguintes informações devem ser fornecidas: (i) título do artigo; (ii) lista de autores; (iii) palavras-chave; (iv) periódico e informações sobre seu fator de impacto e sua classificação; (v) DOI; (vi) resumo, e; (vi) uma breve declaração sobre como o trabalho satisfaz os critérios acima.
SIMPÓSIO DE DOUTORADO
O Simpósio Doutoral visa disseminar pesquisas em andamento conduzidas por jovens pesquisadores. Uma banca de especialistas discutirá com os pesquisadores para sugerir novas perspectivas e melhorias para as teses de doutorado.
A pesquisa submetida pode abordar qualquer um dos tópicos de pesquisa do CIbSE 2023. É recomendado, embora não obrigatório, que a pesquisa esteja em estágio intermediário (~ 2º ano) para que as sugestões da banca possam ser consideradas no trabalho de doutorado.
A estrutura sugerida para o artigo é a seguinte:
Introdução à área de pesquisa e identificação dos principais desafios
Formulação explícita das questões e objetivos da pesquisa, justificando por que foram escolhidos
Apresentação do conhecimento atual sobre o domínio do problema, bem como o estado das soluções existentes
Descrição da metodologia de pesquisa que está sendo aplicada
Introdução da solução proposta e dos resultados alcançados até o momento
Discussão sobre aspectos nos quais a solução sugerida é diferente ou melhor em comparação com soluções existentes
Indicação das questões em aberto e descrição dos próximos passos planejados
Referências
Os artigos do Simpósio de Doutoral devem ser de autoria exclusiva do doutorando (portanto, o nome do orientador não deve ser incluído). Todos os artigos devem ser submetidos em formato PDF através do EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=cibse2023). Os artigos devem ser escritos em inglês, português ou espanhol. Além disso, não devem exceder oito páginas e devem ser formatados de acordo com o estilo da Sociedade Brasileira de Computação para trabalhos de conferência (https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos). Os trabalhos aceitos serão incluídos nos anais da conferência. Os autores dos trabalhos aceitos devem se inscrever até o prazo de submissão da versão final do artigo.
EIbAIS
A Escola Ibero-Americana Avançada de Engenharia de Software (EIbAIS) representa uma iniciativa do CIbSE para disseminar conhecimento sobre Engenharia de Software na Ibero-América. Ela teve início como uma evolução natural dos tutoriais e minicursos oferecidos anteriormente pelo CIbSE.
A EIbAIS visa promover um fórum de discussões sobre a Engenharia de Software, tecnologias relacionadas e fundamentação teórica, por meio da participação de profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação. As palestras são apresentadas por voluntários engajados em contribuir com a comunidade do CIbSE e em difundir conhecimento sobre Engenharia de Software na Ibero-América.
A EIbAIS está organizada em duas categorias de sessões: estado da prática e estado da arte.
Os módulos referentes ao estado da prática oferecem discussões sobre tópicos de interesse geral e, usualmente, são identificados pela demanda local. Esses módulos apoiam o compartilhamento de conhecimento e questões práticas dos participantes, apresentando à audiência resultados de engenharia de software baseada em evidências. Exemplos de tópicos sobre o estado da prática incluem Design Centrado no Usuário, DevOps, Internet das Coisas, Microsserviços, e Engenharia de Software para Ciência de Dados.
Os módulos referentes ao estado da arte oferecem discussão sobre tópicos de interesse emergentes e geralmente representam as perspectivas da comunidade de pesquisa e inovação da Engenharia de Software. Esses módulos destinam-se a fornecer informações sobre tecnologias de Engenharia de Software atuais e inovadoras, mostrando os últimos avanços em cada assunto. Exemplos de tópicos incluem os mesmos da conferência.
Todos os participantes das sessões receberão um certificado de participação, indicando os módulos, palestrantes e conteúdos.
PALESTRAS DA INDÚSTRIA
As Palestras da Indústria visam fornecer à indústria e aos profissionais uma oportunidade para apresentarem e discutirem trabalhos abordando aplicações da Engenharia de Software no mundo real. Palestras explorando melhores práticas, problemas e soluções, desafios emergentes na indústria e outros tópicos relacionados à Engenharia de Software são bem-vindas. Profissionais e pesquisadores são convidados a trabalharem juntos, explorando como os processos, métodos, técnicas e ferramentas da Engenharia de Software podem fornecer melhores soluções à indústria de software.
COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO GERAL
Coordenadores Gerais
Martin Solari (Universidad ORT, Uruguai)
Diego Vallespir (Universidad de la República, Uruguai)
Coordenadores do Comitê de Programa
Giovanni Giachetti (Universidad Andrés Bello, Chile)
Breno Bernard Nicolau de França (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Coordenadores do Journal First
Gleison Santos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Brasil)
Ignacio Panach (Universidad de Valencia, Espanha)
Coordinadores del Simposio Doctoral
Sheila Reinehr (Pontifical Catholic University of Paraná (PUCPR), Brasil)
Aurora Viscaíno (Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha)
Coordenadores da EIbAIS
Andrea Delgado (Universidad de la República de Uruguay, Uruguay)
Marcos Kalinowski (Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil)
Coordenadores das Palestras da Indústria
Cecilia Apa (Universidad de la República de Uruguay, Uruguai)
Silvana Moreno (Universidad de la República de Uruguay, Uruguai)
Coordenador dos Anais
Christian Quesada-López (University of Costa Rica, Costa Rica)
Coordenadores de Publicidade
Silverio Martinez (Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha)
Daniel Calegari (Universidad de la República de Uruguay, Uruguai)
Adolfo Gustavo Serra Seca Neto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil)
Coordenação do Website
Sebastián Pizard (Universidad de la República de Uruguay, Uruguai)
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