Trabalhos aceitos no EduComp 2023
Saiu a lista de trabalhos aceitos no Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp) 2023.
Trilha 1: Artigos de Pesquisa
An open list of computer programming students common problems, and its leverage in teaching practice Renato Cortinovis, Pablo Frank-Bolton, Ricardo Caceffo |
Análise da inferência da Lógica Fuzzy no jogo The Sims Tatiana Santos, Francielli Moro, Eliane Pozzebon |
Análise do desempenho de aprendizagem de Machine Learning na Educação Básica aplicando a Teoria de Resposta ao Item Marcelo Rauber, Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Borgatto, Ramon Martins |
Association of Sleep Quality with Anxiety and Depression Symptoms among Computer Science Students Lígia Maria Soares Passos, Christian Murphy, Rita Zhen Chen, Marcos Gonçalves Santana, Giselle Soares Passos |
Correlação Entre Complexidade e Dificuldade de Questões de Programação em Juízes Online Jackson Fernandes, Leandro Silva Galvão de Carvalho, David Fernandes, Elaine Oliveira, Filipe Dwan Pereira, Tanara Lauschner |
Ensino de Programação Paralela na
Educação Básica: Uma Revisão Sistemática da Literatura, Análise
Bibliométrica e Agenda para Estudos Futuros Felipe Perez, Wilk Oliveira, Anderson Corrêa de Lima, Amaury Castro Jr., Graziela Araújo |
Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Belo Horizonte e Região Ian Guelman, Edson Oliveira Jr., Laerte Xavier |
Estudo sobre Evasão nos Cursos de Computação da Universidade Estadual de Maringá Amanda Tiemi Fukao, Luciana Martimiano, Valéria Feltrim, Thelma Colanzi |
O sucesso não é apenas uma questão de sorte: um mapeamento sistemático sobre técnicas de análise do Enade da área de Computação Pedro Luis Saraiva Barbosa, Gabriela Nayara Duarte, Windson Viana, Rafael Carmo |
Panorama da diversidade nos cursos
presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação das
universidade públicas de Santa Catarina Maria Teresa Santos, Laís Pisetta Van Vossen, Daniella Vasconcellos, Guilherme Tomaselli Borchardt, Roger Junior, Eric Carvalho da Silveira, Marily Silva, Isabela Gasparini |
Passar nos casos de teste é suficiente? Identificação e análise de problemas de compreensão em códigos corretos Eryck Silva, Ricardo Caceffo, Rodolfo Azevedo |
Tradução e Validação de um Instrumento para Mensurar Atitudes em Relação à Robótica João Pedro Moraes, Roberto Bittencourt |
Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Pensamento Computacional na Perspectiva dos Fundamentos Teóricos de Aprendizagem Julian Mubarack Garcia, Roberto Bittencourt |
Uma Análise em Larga-Escala das Funcionalidades de Aplicativos criados com App Inventor Nathalia Alves, Christiane Gresse von Wangenheim |
Trilha 2: Relatos de Experiência
A Liga do Pensamento Computacional: uma narrativa distópica para gamificar uma disciplina introdutória de computação Roberto Pereira, Rachel Reis, Leonam Oliveira, Guilherme Derenievicz, Leticia Peres, Fabiano Silva |
An Experience Report of Remote Teaching about the IT Leadership Course - A Practical Approach Marina Rocha, Gabriela Dias, Gilberto Junior de Oliveira, Jorge Luiz, Mateus Andrade, Jacilane Rabelo |
Applying Remotely the Challenge Based Learning Methodology in Undergraduate and Pos-graduate Disciplines Andrew Costa, Carlos Lucena, Gustavo Carvalho |
Computação Criativa Online: relato de
experiência da adaptação de uma oficina de desenvolvimento do
Pensamento Computacional para crianças Thiago Barcelos, Leticia Rejane Vidal Souza, Ana Kirchoff, Giselle Silva |
Eficácia das Metodologias Ativas e do Suporte Tecnológico no Ensino de Machine Learning na Educação Básica Ramon Martins, Christiane Gresse von Wangenheim, Marcelo Rauber, Jean Hauck |
Ensino Remoto de Programação em Java para Estudantes do Ensino Técnico Utilizando Tablets: Um Relato de Experiência Claudiano Oliveira, Carla Ilane Moreira Bezerra, Emanuel Coutinho |
Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Engenharia de Requisitos: Um Relato de Experiência Maria Elanne Rodrigues, Gabriela Nayara Duarte, Windson Viana, Anna Beatriz Marques, Necio Veras |
Girls! programming of computers with arts, sciences, games and mathematics Andreia Marini, Isa Muller, Heloise Tives, Gricel Oliveira |
O Desenvolvimento de Tecnologias Cívicas Como Forma de Exercício da Cidadania Vinicius Hartmann Ferreira |
Pensamento Computacional e Scratch: Um relato de Experiências com Estudantes do Ensino Médio Público no Vinicius Monteiro, Maristela Holanda |
PIBID em Computação: desafios, estratégias e resultados da formação docente em um contexto pandêmico Ariane Rodrigues, Cleyton Rodrigues |
Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um estudo de caso com estudantes do ensino médio João Pedro Moraes, Roberto Bittencourt, Rodrigo Duran |
Um Relato de Experiência sobre a
Oferta da Disciplina Desenvolvimento de Software Livre para os Cursos de
Ciência da Computação e Sistemas de Informação Paulo Parreira Júnior, Julio Alves, Heitor Costa, Andre Freire, Igor Wiese |
Uma contribuição na inserção da Computação nas escolas rurais por meio de computação desplugada Natália Santana dos Santos, Andressa Medeiros, Nildo Pereira da Silva Junior, Julio Herculani, Simone Tonhão, William de Araujo Cadette, Jorge Prates |
Trilha 3: Currículos
Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades Amanda Melo, Aline Mello, Diego Kreutz, Maicon Bernardino |
Currículo Paulista e do Projeto Inova
Educação: como as tecnologias se inserem nas novas diretrizes
curriculares do Estado de São Paulo Ayana Cristina Anselmo Pereira, Henrique Fonseca, Flávia Linhalis |
Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: uma Análise Curricular de Cursos de Licenciatura Bruno Barboza dos Santos, Taciana Pontual Falcão |
Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios Andrea Bordin |
Trilha 4: Recursos e Ambientes Educacionais
Coleta de evidências do exercício do Pensamento Computacional: um artefato de apoio Carolina Moreira Oliveira, Roberto Pereira |
Cyberbullying na Escola: Entendendo e Lidando com a Crueldade Online Wellington Pereira, Rozelma França |
Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC Cynthia Santiago, José Roberto Carvalho Lima, Thainara Costa |
Joanimath Robot: Uma Plataforma Robótica Para o Auxílio no Ensino-aprendizagem da Matemática Iago Oliveira, Glaucia Campos, Anderson Souza, Felipe Oliveira |
Normas, Diretrizes e Material Didático para o Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira Marcia Jochims Kniphoff da Cruz, Tainã Tavares, Gustavo Baumgarten, Samanta Marques, Wilk Oliveira |
Um recurso educacional para desenvolver a habilidade da percepção de padrões de equívocos com aprendizes de programação Gabriel Silverson Gomes, Ygor Nishi, Paula Bosse Ramos, Leonardo Silva, Eduardo Guerra, Igor Wiese, Yorah Bosse |
Uma Ferramenta para Auxiliar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Crianças Arthur Santos, Felipe Oliveira, Glaucia Campos |
Trilha 5: Ensaios
Juízes Online são suficientes ou precisamos de um "VAR"? Alexandre Barbosa, Evandro de Barros Costa, Patrick Brito |
Reflexões sobre tecnologias digitais da informação e comunicação na educação sob a perspectiva da educação hacker Aletheia Machado de Oliveira |
Uma possível abordagem para o ensino introdutório de algoritmos em cursos de Computação Marcos Castilho, Fabiano Silva, Daniel Weingaertner |
Fonte da informação: https://www.educompbrasil.org/simposio/2023/
Comentários
Postar um comentário