Trabalhos aceitos no EduComp 2023

Saiu a lista de trabalhos aceitos no Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp) 2023.

 

Trilha 1: Artigos de Pesquisa

An open list of computer programming students common problems, and its leverage in teaching practice
Renato Cortinovis, Pablo Frank-Bolton, Ricardo Caceffo
Análise da inferência da Lógica Fuzzy no jogo The Sims
Tatiana Santos, Francielli Moro, Eliane Pozzebon
Análise do desempenho de aprendizagem de Machine Learning na Educação Básica aplicando a Teoria de Resposta ao Item
Marcelo Rauber, Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Borgatto, Ramon Martins
Association of Sleep Quality with Anxiety and Depression Symptoms among Computer Science Students
Lígia Maria Soares Passos, Christian Murphy, Rita Zhen Chen, Marcos Gonçalves Santana, Giselle Soares Passos
Correlação Entre Complexidade e Dificuldade de Questões de Programação em Juízes Online
Jackson Fernandes, Leandro Silva Galvão de Carvalho, David Fernandes, Elaine Oliveira, Filipe Dwan Pereira, Tanara Lauschner
Ensino de Programação Paralela na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática da Literatura, Análise Bibliométrica e Agenda para Estudos Futuros
Felipe Perez, Wilk Oliveira, Anderson Corrêa de Lima, Amaury Castro Jr., Graziela Araújo
Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Belo Horizonte e Região
Ian Guelman, Edson Oliveira Jr., Laerte Xavier
Estudo sobre Evasão nos Cursos de Computação da Universidade Estadual de Maringá
Amanda Tiemi Fukao, Luciana Martimiano, Valéria Feltrim, Thelma Colanzi
O sucesso não é apenas uma questão de sorte: um mapeamento sistemático sobre técnicas de análise do Enade da área de Computação
Pedro Luis Saraiva Barbosa, Gabriela Nayara Duarte, Windson Viana, Rafael Carmo
Panorama da diversidade nos cursos presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação das universidade públicas de Santa Catarina
Maria Teresa Santos, Laís Pisetta Van Vossen, Daniella Vasconcellos, Guilherme Tomaselli Borchardt, Roger Junior, Eric Carvalho da Silveira, Marily Silva, Isabela Gasparini
Passar nos casos de teste é suficiente? Identificação e análise de problemas de compreensão em códigos corretos
Eryck Silva, Ricardo Caceffo, Rodolfo Azevedo
Tradução e Validação de um Instrumento para Mensurar Atitudes em Relação à Robótica
João Pedro Moraes, Roberto Bittencourt
Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Pensamento Computacional na Perspectiva dos Fundamentos Teóricos de Aprendizagem
Julian Mubarack Garcia, Roberto Bittencourt
Uma Análise em Larga-Escala das Funcionalidades de Aplicativos criados com App Inventor
Nathalia Alves, Christiane Gresse von Wangenheim

 

Trilha 2: Relatos de Experiência

A Liga do Pensamento Computacional: uma narrativa distópica para gamificar uma disciplina introdutória de computação
Roberto Pereira, Rachel Reis, Leonam Oliveira, Guilherme Derenievicz, Leticia Peres, Fabiano Silva
An Experience Report of Remote Teaching about the IT Leadership Course - A Practical Approach
Marina Rocha, Gabriela Dias, Gilberto Junior de Oliveira, Jorge Luiz, Mateus Andrade, Jacilane Rabelo
Applying Remotely the Challenge Based Learning Methodology in Undergraduate and Pos-graduate Disciplines
Andrew Costa, Carlos Lucena, Gustavo Carvalho
Computação Criativa Online: relato de experiência da adaptação de uma oficina de desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças
Thiago Barcelos, Leticia Rejane Vidal Souza, Ana Kirchoff, Giselle Silva
Eficácia das Metodologias Ativas e do Suporte Tecnológico no Ensino de Machine Learning na Educação Básica
Ramon Martins, Christiane Gresse von Wangenheim, Marcelo Rauber, Jean Hauck
Ensino Remoto de Programação em Java para Estudantes do Ensino Técnico Utilizando Tablets: Um Relato de Experiência
Claudiano Oliveira, Carla Ilane Moreira Bezerra, Emanuel Coutinho
Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Engenharia de Requisitos: Um Relato de Experiência
Maria Elanne Rodrigues, Gabriela Nayara Duarte, Windson Viana, Anna Beatriz Marques, Necio Veras
Girls! programming of computers with arts, sciences, games and mathematics
Andreia Marini, Isa Muller, Heloise Tives, Gricel Oliveira
O Desenvolvimento de Tecnologias Cívicas Como Forma de Exercício da Cidadania
Vinicius Hartmann Ferreira
Pensamento Computacional e Scratch: Um relato de Experiências com Estudantes do Ensino Médio Público no
Vinicius Monteiro, Maristela Holanda
PIBID em Computação: desafios, estratégias e resultados da formação docente em um contexto pandêmico
Ariane Rodrigues, Cleyton Rodrigues
Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um estudo de caso com estudantes do ensino médio
João Pedro Moraes, Roberto Bittencourt, Rodrigo Duran
Um Relato de Experiência sobre a Oferta da Disciplina Desenvolvimento de Software Livre para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Paulo Parreira Júnior, Julio Alves, Heitor Costa, Andre Freire, Igor Wiese
Uma contribuição na inserção da Computação nas escolas rurais por meio de computação desplugada
Natália Santana dos Santos, Andressa Medeiros, Nildo Pereira da Silva Junior, Julio Herculani, Simone Tonhão, William de Araujo Cadette, Jorge Prates

Trilha 3: Currículos

Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades
Amanda Melo, Aline Mello, Diego Kreutz, Maicon Bernardino
Currículo Paulista e do Projeto Inova Educação: como as tecnologias se inserem nas novas diretrizes curriculares do Estado de São Paulo
Ayana Cristina Anselmo Pereira, Henrique Fonseca, Flávia Linhalis
Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: uma Análise Curricular de Cursos de Licenciatura
Bruno Barboza dos Santos, Taciana Pontual Falcão
Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios
Andrea Bordin

 

Trilha 4: Recursos e Ambientes Educacionais 

Coleta de evidências do exercício do Pensamento Computacional: um artefato de apoio
Carolina Moreira Oliveira, Roberto Pereira
Cyberbullying na Escola: Entendendo e Lidando com a Crueldade Online
Wellington Pereira, Rozelma França
Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC
Cynthia Santiago, José Roberto Carvalho Lima, Thainara Costa
Joanimath Robot: Uma Plataforma Robótica Para o Auxílio no Ensino-aprendizagem da Matemática
Iago Oliveira, Glaucia Campos, Anderson Souza, Felipe Oliveira
Normas, Diretrizes e Material Didático para o Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira
Marcia Jochims Kniphoff da Cruz, Tainã Tavares, Gustavo Baumgarten, Samanta Marques, Wilk Oliveira
Um recurso educacional para desenvolver a habilidade da percepção de padrões de equívocos com aprendizes de programação
Gabriel Silverson Gomes, Ygor Nishi, Paula Bosse Ramos, Leonardo Silva, Eduardo Guerra, Igor Wiese, Yorah Bosse
Uma Ferramenta para Auxiliar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Crianças
Arthur Santos, Felipe Oliveira, Glaucia Campos

Trilha 5: Ensaios

 

Juízes Online são suficientes ou precisamos de um "VAR"?
Alexandre Barbosa, Evandro de Barros Costa, Patrick Brito
Reflexões sobre tecnologias digitais da informação e comunicação na educação sob a perspectiva da educação hacker
Aletheia Machado de Oliveira
Uma possível abordagem para o ensino introdutório de algoritmos em cursos de Computação
Marcos Castilho, Fabiano Silva, Daniel Weingaertner

 

 

Fonte da informação: https://www.educompbrasil.org/simposio/2023/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Gamificação da Academia, por Sean Flaherty e Gregg Gordon

OpenScienSE 2021: Chamada de Trabalhos

Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico - WCGE 2024